Notícias

Banco Central da Itália alerta sobre possíveis efeitos do plano de austeridade lançado pelo governo

O Banco da Itália alertou sobre os possíveis efeitos negativos no crescimento do drástico programa de austeridade lançado pelo governo de Silvio Berlusconi, a quem pediu a adoção de medidas para reforçar o relançamento da economia italiana com o objetivo de evitar o risco de uma "estagnação".

"As medidas de ajuste das finanças públicas, destinadas a alcançar um orçamento equilibrado até 2013, causará uma redução do crescimento, mas não há alternativa. Qualquer outro cenário levará a resultados ainda mais desastrosos para o nosso país", disse Ignazio Visco, vice-diretor do Banco da Itália, falando no Parlamento de Roma.

No entanto, Visco acrescentou que "corremos o risco de uma fase de estagnação" quando as perspectivas de crescimento mundial se tornarem mais obscuras, estimando que o crescimento italiano poderia ser inferior a 1% este ano e ainda mais fraco em 2012.

As últimas previsões oficiais do Banco da Itália publicadas em 15 de julho passado falavam de um crescimento de 1% em 2011 e de 1,1% em 2012.

Visco apelou ao governo para "associar" às medidas de austeridade e rigor "uma política econômica destinada a impulsionar as perspectivas de crescimento da economia, melhorando a competitividade e criando um contexto mais propício à atividade empresarial, à oferta de emprego e à formação de capital humano e psíquico".  

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios