Notícias

Ministra italiana visita Líbia para debater imigração ilegal

A ministra do Interior da Itália, Luciana Lamorgese, desembarcou em Trípoli, capital da Líbia, para realizar uma série de reuniões com as autoridades locais, na tentativa de debater questões relativas ao processo de estabilização do território ao norte da África e sobre imigração ilegal.

O primeiro compromisso da italiana foi com o primeiro-ministro do governo de Unidade Nacional do Estado, Abdulhamid Dabaiba, o ministro do Interior, general Khaled Mazen, e “o chefe da agência de imigração ilegal” na sede do Ministério da Defesa.

Lamorgese confirmou o desejo de desenvolver concreta e rapidamente um projeto sobre as fronteiras no sul da Líbia para prevenir fluxos migratórios irregulares e tráfico de seres humanos, em colaboração com a Organização Internacional para as Migrações.

Além disso, a ministra italiana discutiu o processo de estabilização do país e abordou o debate em curso com a comunidade internacional e a União Europeia (UE), incluindo o papel estratégico que a Líbia e a Tunísia desempenham para o norte da África e todo o Mediterrâneo.

Durante o encontro, a representante do governo da Itália consolidou o treinamento, o intercâmbio de informações e a cooperação investigativa sobre redes criminosas transnacionais e grupos terroristas que operam, especialmente ao longo da fronteira sul da Líbia.

O premiê líbio, por sua vez, ressaltou “a necessidade de ativar o papel italiano no dossiê de imigração” e o fato de “que deveria haver uma colaboração séria entre os dois ministérios”.

Segundo uma publicação na página do Facebook do governo de transição da Líbia, “a reunião também se concentrou na evolução da Tunísia e no seu impacto, em particular na questão da migração”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios