Notícias

Na Alemanha, líderes dão início à cúpula do G7

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, deu início aos trabalhos da Cúpula do G7, que reúne os líderes das sete maiores economias do mundo por dois dias em Garmisch-Partenkirchen, na Baviera.

No castelo de Elmau , os chefes de Estado e de Governo do Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Estados Unidos e União Europeia debaterão temas internacionais, como empréstimo à Grécia, participação da Rússia na crise ucraniana, terrorismo, mudanças climáticas, luta contra pandemias e conflitos no Oriente Médio.

Antes da abertura oficial da cúpula, Obama e Merkel se reuniram em um encontro bilateral no qual foi discutida a saída da Rússia do G8, como retaliação à anexação da Crimeia. Os dois concordaram que as sanções impostas a Moscou durarão "até que a Rússia aplique os acordos de Minsk e respeite a soberania da Ucrânia". Merkel tem conduzido as atividades do G7 pois a Alemanha exerce a presidência temporária do grupo.

Grécia 

 
Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, disse em uma coletiva de imprensa que o premier grego, Alexis Tsipras, ainda não apresentou uma proposta alternativa aos seus credores, como o próprio governo tinha anunciado na semana passada.

Ele destacou, no entanto, que ainda não se fala na possibilidade da Grécia sair da zona do euro devido à sua crise financeira. De acordo com Juncker, haverá um encontro na próxima quarta-feira (10), em Bruxelas, com Tsipras, onde será analisada a possibilidade dos credores internacionais aumentarem o resgate ao país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios