Notícias

Berlusconi diz que a Itália deve abandonar o euro se o BCE não injetar dinheiro na economia

A Itália deve abandonar o euro se o Banco Central Europeu (BCE) não aceitar a injetar mais dinheiro na economia e garantir as dívidas soberanas, defendeu esta sexta-feira o ex-primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, citado pela Reuters.

«Devemos dizer à Europa de forma muito determinada que o BCE devia imprimir dinheiro», acrescentou, numa publicação na sua página no Facebook.

«Caso contrário, se não o fizer, devemos ter a coragem de dizer ciao, ciao e abandonar o euro, mas permanecer na União Europeia, ou dizer à Alemanha que deve deixar o euro, se não concordar», afirmou.

Silvio Berlusconi, que se tem envolvido pouco em questões políticas ou económicas desde que abandonou o poder, vai ainda mais longe e adianta: «A minha ¿ideia louca¿ é que o Banco de Itália devia imprimir euros ou então imprimir a nossa própria moeda».

O ex-primeiro-ministro já deu a entender que pretende retomar um papel mais ativo na política, à medida que se aproximam as eleições de 2013. No mês passado, propôs mudar o sistema de governo italiano para um modelo mais presidencial, próximo do francês.

«Não me recordo de um momento mais difícil do que este na minha vida. As pessoas perderam mesmo a confiança», escreveu Berlusconi no Facebook. «Que movimento pode mudar esta espiral recessiva?»

O tom crítico de Berlusconi está muito alinhado com o crescente descontentamento que grassa entre os italianos. O apoio ao Governo tecnocrata liderado por Mario Monti está a desvanecer-se à medida que se empilham as medidas de austeridade e, com ele, vai-se também o entusiasmo pela moeda única. Uma sondagem do centro pesquisa Pew, sediado em Washington, mostrou esta semana que 44% dos italianos considera que o euro foi prejudicial para Itália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios