Notícias

União Europeia reduz previsão para o PIB da Itália

A União Europeia (UE) divulgou seu relatório de projeções de outono (no hemisfério norte) para as principais economias do mundo, incluindo o Brasil. Segundo o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional deve crescer 2,2% em 2013, o que mostra uma diminuição do otimismo em relação ao país, já que a última estimativa, apresentada no primeiro semestre, era de 3%.

O documento elaborado pela Comissão Europeia também reduziu de 3,5% para 2,5% a expectativa para o ano que vem, além de prever uma alta de 3,1% em 2015. Outra nação que viu piorar as expectativas em relação à sua economia foi a Itália, cujo PIB deve cair 1,8% em 2013. A previsão anterior era de -1,3%. No entanto, o número atual está em sintonia com o que é esperado pelas principais agências de classificação de risco e pelo próprio governo italiano. Já para 2014, a projeção é de um tímido crescimento de 0,7%.

"Os indicadores disponíveis sugerem que a recessão pode estar perto do fim. O aumento da confiança das empresas nos deixa visualizar uma moderada e gradual retomada a partir do quarto trimestre de 2013", diz o relatório, acrescentando que a melhoria das condições de crédito levarão a uma expansão do PIB da Itália em 2014.

A mesma expectativa vale para toda a zona do euro, cuja economia vai retrair 0,4% em 2013, antes de subir 1,1% no ano que vem. No entanto, segundo o vice-presidente da Comissão Europeia, Olli Rehn, ainda é muito cedo para comemorar. "Existem sinais crescentes que mostram que a economia europeia atingiu um ponto de retomada, mas o desemprego ainda está em níveis inaceitavelmente altos", afirmou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios