Notícias

Camisa da “Azzurra” faz 100 anos

A camisa da seleção italiana de futebol, também conhecida como "azurra", completou 100 anos de idade e, neste tempo, foi vestida 711 vezes, e usada por quatro times campeões de Copas do Mundo. 

A primeira vez em que o modelo atual foi usado foi em 6 de janeiro de 1911 em Milão, em um jogo contra a Hungria. A seleção italiana já tinha jogado dois jogos, mas vestida de branco, cor que hoje predomina no segundo uniforme da equipe. Hoje, a camisa é feita com tecidos técnicos chamados de Savoy Combat. 

O zagueiro Fabio Cannavaro e capitão da seleção campeã em 2006, quando a Itália ganhou seu quarto título em Mundiais, foi o jogador que entrou em campo mais vezes com a camisa azul — no total, foram 136 jogos. "É um sonho para qualquer menino italiano: quem nunca desejou usá-la?", disse ele à ANSA. 

"É uma roupa que representa quase uma dimensão mística. Cada um de nós a vê como um símbolo de felicidade, e a minha da final de Berlim [do Mundial de 2006] eu doei com muita alegria e um pouco de dor ao museu do futebol de Coverciano", disse o zagueiro. 

"É como uma bandeira, não se pode comercializar", comentou o ex-treinador Azeglio Vicini. "E tem sido assim os novos tempos não retiraram dela o encantamento. A 'azurra' continua mostrando todos os italianos dos esportes ao mundo, a partir do futebol a todos os outros esportes", completou o técnico que comandou a equipe no Mundial da Itália, em 1990.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios