Variedades

Casas na Itália por 1 euro – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

Sim, é verdade, na Itália há casas para vender por 1 (um) euro.

Como isso acontece? Por quê?

No século XX e também no século XXI, há um fenômeno cada vez mais pungente no mundo de urbanização, de migração da população, essencialmente rural nos séculos anteriores, em busca das grandes cidades.

Esse fenômeno atingiu duramente a Itália, que viu o esvaziamento populacional das pequenas cidades, pelas pessoas, geralmente em busca de trabalho e melhores condições de vida.

Aliás, destaque-se que, na Itália, os próprios movimentos emigratórios do final do Século XIX, na sua maioria para a América, se deu pelo mesmo fenômeno.

Dito isso, muitas cidades atualmente na Itália são verdadeiras “cidades fantasmas”, destinadas, se providências não forem tomadas, a desaparecer.

Por esse fato, muitas cidades italiana começaram campanhas para “vender” casas a 1 euro, ou seja, doar, sob o compromisso de que o adquirente resida no local, exerça atividade econômica no local e recupere o próprio imóvel “vendido”.

Praticamente em todas as regiões italianas há esse movimento, principalmente ao sul do país e nas ilhas da Sicília e Sardenha.

É o caso da cidade de Laurenzana, na Basilicata, que tem como população pouco mais de 2000 pessoas, e que lançou edital para a venda de casas.

Entretanto, considere-se que há requisitos para a aquisição, como ser cidadão italiano e muitos desses editais também exige depósito de caução, como garantia de aproveitamento do imóvel em até 5.000 euros.

No caso da cidade de Laurenzana, não se exige o depósito, o que poder ser uma nova tendência.

Arrivederci !

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador da Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios