Notícias

CASO CESARE BATTISTI: Itália não quer “criminoso livre nas praias do Rio”

A Itália não quer ver "um criminoso livre nas praias do Rio de Janeiro", declarou o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, acrescentando que o Brasil cometeu um "grave erro" ao considerar Cesare Battisti um refugiado.

Para obter a extradição do ex-militante de extrema esquerda, a "Itália continuará com suas iniciativas judiciais e políticas junto ao Parlamento italiano e também no Parlamento europeu", afirmou ao programa de notícias da rede de televisão pública Rai1.

Uma onda de indignação foi vista na Itália após a decisão do então presidente Lula, anunciada no último dia de seu mandato, em 31 de dezembro, de negar a extradição de Battisti, condenado em 1993 à prisão perpétua por quatro assassinatos e cumplicidade em homicídios nos anos 70, crimes dos quais se considera inocente.

A Itália convocou seu embaixador Gherardo La Francesca para consultas e anunciou sua intenção de apelar ao Supremo Tribunal do Brasil e, eventualmente, recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) de Haia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios