Notícias

Italiana Federica Mogherini denuncia veto de Caracas a observadores da União Europeia

A alta representante da União Europeia (UE) para Política Externa, a italiana Federica Mogherini, denunciou que, desde fevereiro, a Venezuela impede que representantes do bloco assistam a audiências judiciais de membros da oposição detidos em meio a onda de manifestações no ano passado.

"As forças de segurança venezuelanas impossibilitam desde fevereiro a observação dos julgamentos por parte de diplomatas da UE, ainda que sejam públicos", apontou.

Questionada se o bloco tem intenção de tomar medidas concretas para abordar a situação do país, ela disse acreditar que um diálogo construtivo é a melhor maneira de solucionar as diferenças.

Ainda segundo ela, o bloco "pede há muito tempo ao governo venezuelano, aos dirigentes da oposição, aos estudantes e à sociedade civil que colaborem, dêem início a um diálogo pacífico e rechacem a violência e superem a polarização do país".

As manifestações ocorreram entre fevereiro e maio de 2014 e deixaram ao menos 43 mortos e milhares de feridos e muitos opositores, presos na época, estão respondendo por incitação de violência.

Eleições –
Mogherini ainda disse que pretende enviar observadores ao pleito parlamentar que será realizado no começo de dezembro. Isso, no entanto, não será possível se não forem convidados pelas autoridades do Palácio de Miraflores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios