Notícias

Chegadas de imigrantes ilegais por mar aumentaram 107%

Entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 25 mil embarcações tripuladas por imigrantes chegaram ao litoral da Itália, o que fez do país o principal destino europeu para cidadãos sem documentação legal que chegaram pela via marítima.

Segundo o subdiretor da Agência Européia de Fronteiras (Frontex), Gil Arias, o número representa um aumento de 107% na quantidade de desembarques em relação ao ano passado. A maioria ocorreu na ilha de Lampedusa, extremo sul do país.
Grande parte dos imigrantes é proveniente de países africanos, como Nigéria, Eritréia e Líbia, o que segundo a Frontex tornará a situação das ilhas próximas do continente — como Lampedusa, Linosa e Malta — cada vez mais "dramática".

Arias chamou a atenção também para os imigrantes ilegais que chegam à Itália pela via aérea. De acordo com informações da Frontex, os nigerianos e chineses entram no país pelo aeroporto de Fiumicino, em Roma; os eritreus, pelo aeroporto de Ciampino, também em Roma; os marroquinos chegam por Milão e Bolonha; os russos, por Rímini e Bolonha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios