Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Cidadania italiana: Oposição acusa Meloni de ceder à exigência de Trump
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Cidadania italiana: Oposição acusa Meloni de ceder à exigência de Trump
Notícias

Cidadania italiana: Oposição acusa Meloni de ceder à exigência de Trump

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Representantes da oposição acusaram o governo da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, de querer revogar a cidadania automática dos italianos que vivem no estrangeiro para “ceder” aos pedidos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A teoria foi apoiada pelos parlamentares do Partido Democrático (PD) eleitos no exterior Toni Ricciardi, Fabio Porta e Christian Di Sanzo, na Comissão de Assuntos Constitucionais da Câmara, que está examinando e votando as emendas do decreto-lei que limita a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue, aprovado pelo Senado na semana passada.

https://www.provincia.biella.it/

Ricciardi usou como exemplo o relatório do governo que acompanha o decreto, que explica com razões de “segurança nacional” a adoção dessas medidas com um decreto de emergência e não com um projeto de lei normal.

“O governo Trump impôs isso porque muitos dos migrantes sul-americanos que ele quer repatriar também têm cidadania italiana”, declarou o deputado do PD, enfatizando que isso funcionaria como um “escudo” contra a expulsão dos EUA.

Porta e Di Sanzo, que fazem longos discursos sobre cada emenda, também apoiaram esta tese, além de criticar o conteúdo do decreto em geral. “Vocês estão destruindo nossas comunidades no exterior”, enfatizou Di Sanzi.

Já Porta lembrou que Meloni fez um vídeo durante a campanha eleitoral, dirigido aos eleitores italianos no exterior, no qual prometia não modificar o ius sanguinis. “Há também o princípio da expectativa legítima e você o está violando, assim como está traindo suas promessas”.

Hoje, a Comissão já rejeitou uma emenda que teria excluído todo o decreto e agora está votando as outras 70 emendas. O texto é esperado na Câmara dos Deputados amanhã.

O Senado da Itália aprovou na última quinta-feira (15) o decreto-lei que limita a transmissão da cidadania italiana por direito de sangue, com 81 votos a favor e 37 contra.

O texto inicial emanado pelo Executivo estabelecia um limite geracional para a transmissão da cidadania por direito de sangue, estabelecendo que apenas quem tivesse um dos pais ou um dos avós nascido na Itália poderia requerer a cidadania.

https://www.provincia.biella.it/

Contudo, uma emenda aprovada na Comissão de Constituição do Senado retirou a menção ao local de nascimento do ascendente, embora tenha imposto outra exigência vista como proibitiva por muitos ítalo-descendentes: só poderá ter a cidadania reconhecida quem tiver um ascendente de primeiro (pai ou mãe) ou segundo grau (avó ou avô) que tem, ou tinha no momento da morte, exclusivamente a cidadania italiana.

Em vigor desde 28 de março, o decreto-lei precisa ser aprovado pelo Parlamento em até 60 dias para se tornar definitivo – o governo de Meloni conta com maioria confortável na Câmara.

Você pode se interessar também por ...

Processo contra Battisti por resistência a oficial é adiado
Filme brasileiro “O Agente Secreto” estreia na Itália em 29 de janeiro
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: Papa Bento XVI alerta os jovens contra consumismo e superficialidade
Donos de clube são investigados após morte de menina em piscina na Itália
13ª edição do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano no Brasil levará 10 filmes contemporâneos a todo o país
TAGGED:Cidadania italiana: Oposição acusa Meloni de ceder à exigência de Trump
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?