Notícias

Cidade de Pesaro inicia “mandato” como capital italiana da cultura

A cidade de Pesaro, na costa adriática da Itália, iniciou seu mandato como capital nacional da cultura em 2024, iniciativa promovida pelo governo para estimular o turismo nos municípios escolhidos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da República, Sergio Mattarella, que foi ovacionado por um público de cerca de 8 mil pessoas na Arena Vitrifrigo, incluindo 2 mil estudantes de 40 escolas.

“A Itália reúne um grande número de lugares de cultura: dos centros mais remotos até importantes cidades. Essa cadeia é muito mais que lugares expostos na vitrine, é a expressão da pluralidade das culturas que tornam nossa pátria tão atraente e que fazem nossa identidade ser inimitável”, disse Mattarella.

Segundo o presidente, a “cultura não aceita restrições ou fronteiras e refuta a pretensão de poderes públicos ou grandes corporações de direcioná-la rumo a um monopólio do pensamento único”.

“Se a cultura é saber, criatividade, emoção, paixão, sentimento, então é o pressuposto das nossas liberdades”, reforçou o chefe de Estado.

Ao longo do ano, Pesaro deve promover mais de mil eventos culturais, incluindo nos 50 municípios da província homônima.

O título de capital italiana da cultura foi instituído em 2015 e, desde então, já passou por cidades de norte a sul do país, como Cagliari, Siena, Mântua, Palermo e Parma. Em 2023, o mandato foi dividido entre Bergamo e Brescia, municípios da Lombardia duramente afetados pela pandemia de Covid-19.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios