Notícias

CIÊNCIA: Pesquisadores italianos descobrem uma possibilidade para a cura do Mal de Alzheimer

Uma equipe de pesquisadores e cientistas da Itália, descobriu um mecanismo que ocorre nas células que pode ser de grande valor na investigação de doenças como o Mal de Alzheimer.

A equipe de pesquisadores concluiu que ao induzir a autofagia nas mitocondrias (estrutura das células que produz energia), estas "mudam de forma e tornam-se mais eficientes, algo que se não acontecer põe em risco a sobrevivência das células", disse Lígia Gomes, aluna de doutoramento da Universidade de Pádua, na Itália. Mais de cem doenças estão ligadas com as mitocondrias.

Lígia Gomes desenvolveu o trabalho de pesquisa na Universidade de Pádua juntamente com os cientistas italianos Giulietta Di Benedetto e Luca Scorrano, também professor na Universidade de Genebra.

A especialista diz ainda que conhecer o comportamento das mitocondrias pode ajudar na descoberta de "novas estratégias para controlar a sobrevivência das células, seja para evitar que morram excessivamente como ocorre nas doenças neurodegenerativas (casos do Alzheimer e do Parkinson) ou para controlar a sobrevivência descontrolada que se observa nos tumores cancerígenos". (Por Fabio Botto)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios