Notícias

Cinema e TV influenciam os jovens italianos sobre o crime organizado, de acordo com pesquisa

Cinema e TV influenciam a percepção dos jovens sobre o crime organizado e em especial sobre o fenômeno mafioso. O contexto sociocultural no qual se cresce também contribui para tanto, de acordo com pesquisa entre universítários.

 

Os estudantes de Bergamo (região da Lombardia) criticam os veículos de comunicação de massa porque sobre o argumento oferecem uma informação bastante superficial. Já os de Cinisi (Palermo, na Sicília) desejariam uma representação dos personagens do mundo criminoso menos romanceada.

 

Estes são alguns dos pontos que surgem da pesquisa "Máfia, jovens e mídia" que se realizou entre estudantes de 13 a 19 anos de Bergamo e Cinisi, cidade do ativista anti-máfia Peppino Impastato, apresentada na província de Palermo no primeiro dia da manifestação "Mafiosos heróis ou criminosos, a representação da máfia no cinema e na ficção" para verificar o impacto da imagem que o cinema e a televisão dão ao fenômeno.

 

A pesquisa foi realizada pelo professor Vincenzo Russo, docente de Psicologia dos Consumos na Universidade Libera de línguas e comunicação (IULM), em relação ao projeto de estudo sobre o cinema e a máfia do professor e crítico Gianni Canova. 
 

Se de um lado os entrevistados de Bergamo (principalmente estudantes entre 14 e 20 anos) manifestaram uma "paixão" e empenho intelectual maiores sobre o tema da máfia, de outro os jovens de Cinisi (predominantemente entre 12 e 14 anos) conhecem perfeitamente tanto os fundamentos como os conceitos de solidariedade entre os criminosos, o conceito de respeito e também o conceito de poder.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios