Notícias

“Calcio”: Inter e Juve, favoritas ao título, estréiam na temporada

As favoritas ao título, Inter e Juve, estréiam hoje na temporada 2009/2010. Enquanto a primeira trouxe, dentre outros, o argentino Milito, os brasileiros Lúcio e Thiago Motta e o camaronês Eto'o, a segunda contratou os brasileiros Diego e Felipe Melo e contou com o retorno de seu antigo capitão, Cannavaro.

 

Além das duas, outra equipe que deverá fazer um bom papel na competição, a Genoa, também começa sua jornada neste domingo, e terá pela frente um bom teste contra a Roma.

 

Veja os breves comentários de cada duelo deste domingo

 

Jogo das 13h00 pelo horário de Brasília

 

Inter x Bari

 

A Internazionale, atual tetra-campeã da Série A e única equipe a não ter sido nunca rebaixada, estréia contra o recém-promovido Bari e que não deve trazer dificuldades aos mandantes.

 

Os "neroblu", comandados por Mourinho, deverão fazer as estréias de suas novas contratações enquanto o "garoto problema" Balotelli deverá ficar no banco de reservas. A vitória é um resultado mais do que esperado.

 

Os visitantes lutarão por um empate e conforme declarações de seu treinador, Ventura, até uma derrota por pouca diferença de gols pode ser encarada como um bom início de competição.

 

Jogos das 15h45 pelo horário de Brasília

 

Juve x Chievo

 

A Juventus, que amargou a vice-colocação na última competição, além de ter visto a diferença de títulos para a Inter cair, espera que as novas peças que foram compradas voltem a trazer a hegemonia do "calcio".

 

Ferrara, que ocupou o lugar de Claudio Ranieri nas últimas rodadas da temporada 2008/2009, teve tempo de preparar o grupo para as dificuldades de uma longa jornada, 38 duelos, e está confiante, principalmente pelo que apresentaram Diego e Felipe Melo na pré-temporada, e pelo entrosamento que já demonstraram junto de Del Piero e outros craques do time.

 

O Chievo, que normalmente faz um péssimo primeiro turno e depois se recupera no segundo, espera mudar o cenário e tentará obter um empate. Para isso virá com um esquema defensivo, com apenas um jogador no ataque. Da equipe do ano passado poucas mudanças foram feitas.

 

Genoa x Roma

 

Se antes era dada como "zebra" da competição, a manutenção da base de 2008/2009 e mais as contratações de bons atletas como o atacante argentino Crespo, faz da Genoa uma das favoritas a uma das vagas que levarão à Champions League de 2010/2011. No entanto, logo em seu primeiro jogo toda esta expectativa será colocada em xeque, pois terá pela frente a tradicional Roma.

 

Os "giallorossi", que ainda não definiram se venderão suas ações para algum dos grupos interessados, demoraram a ir às compras e deverão sofrer um pouco por causa do atraso em todo o planejamento. A última negociação fechada envolveu a vinda do zagueiro argentino Burdisso, ex-Inter. Com exceção da mudança de goleiro, o brasileiro Artur ganhou a vaga de titular, os outros nomes são os mesmos do último ano.

 

Lazio x Atalanta

 

A equipe "celeste", apesar dos assédios que vários jogadores receberam, conseguiu manter a base da boa campanha na última Copa da Itália, que garantiu vaga à atual Liga da Europa. A exceção, por enquanto, fica para Pandev que enquanto não define seu futuro está treinando separado do restante do elenco. A contratação de maior impacto foi do atacante argentino Julio Cruz, ex-Inter. A principal mudança foi na vaga de técnico, saindo Delio Rossi e entrando Ballardini.

 

Os "tifosi" lotarão as dependências do Olímpico e querem a vitória.

 

A Atalanta também manteve boa parte de seu grupo e ainda conseguiu se reforçar com o excelente atacante, ex-Cagliari, Acquafresca. Uma vitória, mesmo que na casa do adversário, não será surpresa.

 

Catania x Sampdoria

 

A Catania, principal surpresa do início do último campeonato, mas que depois caiu muito de produção e ficou na metade final da tabela, deverá sofrer para se manter na Série A. Com um time mais fraco que do ano passado e com apenas uma estrela, Delvecchio, seus torcedores já estão preocupados com a campanha.

 

A Sampdoria, uma das decepções do ano passado, espera com a manutenção da dupla Cassano e Pazzini cumprir com o objetivo de chegar a alguma copa européia em 2010/2011, e por isso querem a vitória na primeira rodada.

 

Palermo x Napoli

 

Dois clubes que lutaram por vagas para a Liga da Europa, antiga Copa da Uefa, mas que em determinado momento se perderam na última Série A e acabaram de fora do torneio.

 

O Palermo trouxe, como principais novidades, o goleiro brasileiro, ex-Genoa, Rubinho, e o treinador Zenga, muito pouco se quiser dar vôos maiores no campeonato. Já o Napoli, que manteve no comando Donadoni, comprou Quagliarella, atacante ex-Udinese e que é presença constante nas convocações de Marcello Lippi. Deverá fazer uma boa competição.

 

Livorno x Cagliari

 

No duelo entre um time que subiu e outro que perdeu diversas peças e não repôs no mesmo nível, o que se espera é muita luta e pouca técnica. Por atuar em casa e estar voltando à primeira divisão o time da casa terá todo o apoio de sua torcida. 

 

Para tentarem se afastar da luta contra o rebaixamento as primeiras partidas serão importantes para se tornarem a "zebra" de 2009/2010.

 

Udinese x Parma

 

A Udinese perdeu seu principal nome, Quagliarella, e não conseguiu reposição no mesmo nível nesta posição, porém, com Di Natale, Corradi, Pepe e D'Agostini, espera suprir esta carência. A não participação em nenhuma copa européia por um lado é ruim, inclusive financeiramente, por outro auxiliará num bom planejamento para chegar nas primeiras posições.

 

O recém-promovido Parma, que antes do escândalo envolvendo a “quebra” Parmalat, principal patrocinadora, buscava títulos e vagas em competições continentais, conseguiu se reorganizar na Série B e voltou querendo se manter na principal divisão do futebol italiano e, em pouco tempo, voltar a ser uma das forças médias do país. Para este ano trouxe, entre outros, Panucci, Lucarelli, Dellafiore e Biabiany.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios