Notícias

Clãs da máfia calabresa podem estar infiltrados na Região da Lombardia

No norte da Itália e, especialmente na Lombardia, existe uma "gradual porém constante evolução" da 'Ndrangheta, há muito enraizada em seus territórios, que interage com os ambientes empresariais locais". Esta "presença consolidada" na Lombardia de clãs históricos da máfia calabresa influenciou a vida econômica, social e política local, revela o último relatório da DIA (Direção de Investigação Antimáfia) apresentado ao Parlamento e que se refere ao primeiro semestre de 2010. 

O documento destaca o "envolvimento de alguns personagens, representados por administradores públicos locais e técnicos do setor que, se mantendo fieis a compromissos assumidos com tais componentes significativos, organicamente inseridos nos clãs, agilizaram a consignação de crédito a empreitadas e autorizaram alterações administrativas suspeitas".

Para penetrar no tecido social, os clãs criminosos – que na Lombardia gozam de certa autonomia, mas ainda dependem da 'casa materna calabresa', como demonstrou a investigação Crimine (Crime) que reconstruiu a organização da 'Ndrangheta – agem seguindo duas linhas: ''aquela do consenso e aquela da sujeição". Táticas que, evidenciam os peritos da DIA, "de um lado arrastam de formas distintas as sociedades em atividades produtivas, e de outro as vinculam a setores desavisados da administração pública, que podem favorecer os projetos econômicos". 

Com esta estratégia, facilitada por "uma série de fatores ambientais", se consolida a "máfia empresarial calabresa" que com "próprios e esquivos carteis de empresas" se infiltra no "sistema dos contratos públicos, no combinado setor do movimento da terra e em alguns segmentos da construção privada" como no "multiforme segmento das assim chamadas 'obras de urbanização'".

Segundo a DIA se assiste a um "condicionamento ambiental" propriamente dito por parte da 'Ndrangheta, que conseguiu "mudar sensivelmente as normas dinâmicas dos contratos, lançando produtos ilícitos no sistema legal e abrindo o caminho para outras atividades criminosas". 

A penetração no sistema legal da área lombarda é favorecida, sempre de acordo com a DIA, por "novas técnicas de infiltração, que substituíram a capacidade de intimidação com dois novos fatores condicionantes: o recurso ao "máximo rebaixamento" na concorrência dos contratos e a "decisiva importância contratual atribuída aos fatores temporais muito apertados para a conclusão das obras".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios