Notícias

Berlusconi diz que a Itália deve “continuar com as reformas” econômicas para superar a crise

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, declarou que o país deve "continuar com as reformas" econômicas para superar a crise econômica internacional.

"Devemos continuar adiante com as reformas. Temos a responsabilidade de levar o país a sair da crise internacional", atestou o premier em um encontro com sua base aliada no Parlamento.

Ele argumentou ainda que o governo e sua maioria devem "lançar um claro sinal do nosso governo de centro-direita" com relação ao assunto.

O Ministério das Finanças italiano reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano de 1,1% para 0,7%, um índice ainda mais otimista do que o previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que crê em um crescimento em 0,6% neste ano.

O governo italiano vem tomando uma série de medidas para reduzir os custos da política e aumentar as taxas para reduzir o déficit público, que atualmente equivale a 120% do PIB.

Apesar de dois pacotes de austeridade aprovados no Parlamento nos últimos dois meses para reduzir a proporção da dívida para 2013, a nota da dívida italiana foi rebaixada de A+ para A no início da semana pela agência de classificação de risco Standard and Poor's.

A Itália também tem sido pressionada pela União Europeia (UE) para adotar mais medidas de cortes de gastos e pelo Banco Central Europeu (BCE), que passou a comprar títulos do débito público italiano para ajudar o país a refinanciar a dívida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios