Notícias

Itália apresenta sistema de trabalho na infância

O Escritório Regional de Cooperação italiana apresentou ao Ministério de Justiça da Bolívia um software de um sistema de informação integrado sobre a infância e a adolescência em Potosí como parte de um programa de desenvolvimento sócio-sanitário para o sul do Altiplano andino. 

O software foi desenvolvido por técnicos da cooperação italiana e foi apresentado pela ministra de Justiça, Nilda Copa Condori, na presença do embaixador da Itália, Luigi De Chiara, e do diretor do Escritório Regional de Cooperação da Itália na Bolívia, Domenico Bruzzone. 

O sistema é uma plataforma capaz de classificar e sistematizar dados dos menores em situação de risco em Potosí registrados em diferentes institutos regionais para facilitar o intercâmbio de informação de maneira eficiente, resguardando a privacidade dos interessados. 

O sistema integrado copia informação de diferentes instituições vinculadas a programas de apoio à infância em situação de risco para sua defesa, reinserção e profissionalização. 

A plataforma foi desenvolvida dentro de um programa sócio-sanitário que a cooperação italiana desenvolve no sul da Bolívia, região com forte presença de atividade mineradora, em coordenação com o Ministério de Saúde e autoridades regionais locais. 

O programa da cooperação italiana ao desenvolvimento social de Potosí entrou em sua quarta fase, com um financiamento de 3,6 milhões de euros. 

Segundo o engenheiro Ariel Rosso, técnico da cooperação italiana em Potosí, o sistema terá "importância fundamental" para entender a situação dos menores de idade na região, e, em consequência, para definir políticas para resolver suas principais deficiências. 

Ainda que a plataforma tenha sido desenvolvida inicialmente para apoiar políticas sociais em Potosí, no futuro ela pode ser ampliada para operar em escala nacional e inclusive sub-regional, conforme considerou o embaixador De Chiara. 

A ministra boliviana de Justiça destacou a utilidade do sistema na ótica de um controle efetivo e prosseguimento da situação dos menores de idade em situação de risco.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios