Notícias

Confindustria faz análise da crise econômica na Itália

Ainda que "não estejamos em guerra, os danos econômicos já provocados pela crise equivalem àqueles de um conflito armado, que atingiu partes vitais e preciosas do sistema Itália", opinou o Centro de Estudos da Confindustria (CSC, da sigla em italiano). Foram afetadas as partes "das quais depende o futuro do país".

A Confindustria fala de uma crise que está tendo efeitos de uma guerra por "erros recentes e males antigos", e enfatiza que "os erros recentes ficaram enroscados na gestão da crise do euro".

Mesmo entre os fatores que levaram a rever para baixo as estimativas do PIB (Produto Interno Bruto), o centro de estudos da Confindustria evidencia a falta de "uma solução rápida da crise da dívida soberana da zona do euro", entre as condições  "abertamente otimistas" sobre as estimativas anteriores de dezembro passado e que não se verificaram, assim como uma redução das taxas de juro no longo prazo, a restauração das condições normais do crédito, ou o retorno da confiança entre empresas e consumidores. As eleições na Grécia e a crise dos bancos espanhóis representaram outro duro golpe.

"As instituições europeias não conseguiram encontrar uma solução viável e crível por causa do conflito de interesses entre os Estados", releva o CSC.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios