Notícias

CRISE: Primeiro-ministro italiano Mario Monti diz que “a fase é difícil, mas a Itália vai superá-la”

"O país atravessa uma fase difícil de sua história, mas, como o senhor gosta de dizer, a Itália conseguirá superá-la porque é justamente nos momentos de dificuldade que surge o espírito de uma nação forte e capaz de apostar no futuro", disse o premier italiano Mario Monti em uma mensagem para o presidente Giorgio Napolitano, pelo seu 6º aniversário de sua eleição.

"O senhor representa um ponto de referência seguro, uma fonte de inspiração que nos encoraja a trabalhar com afinco para cumprir a função do mandato que me foi confiado", acrescentou Monti na mensagem a Napolitano.

"O desconforto social generalizado ligado à falta de trabalho na Itália é mais extenso do que as estatísticas mostram", disse por sua vez o ministro italiano do Desenvolvimento Econômico Corrado Passera em seu discurso na assembleia de R.E.T.E. Imprese Italia.

"Se somarmos desempregados, inativos, subempregados e suspensões, poderíamos chegar a 7 milhões de pessoas", continuou Passera em se referindo à instabilidade social vinculada à falta de trabalho. "E se multiplicarmos pelas suas famílias, chegaremos a 50% de nossa sociedade. Não são apenas o consumo e os investimentos que estão ameaçados, mas o quadro social e econômico do país", observou.

"A Europa não foi capaz de garantir a si mesma e deve zelar pelos seus segmentos mais fracos. Também deve parar de falar sobre o crescimento: ela precisa fazer o crescimento acontecer, distinguindo com inteligência os investimentos que geram desenvolvimento", acrescentou ainda o ministro.

Para a Confindustria "a recuperação na Itália está mais longe. A demanda interna (em especial os consumos) caiu mais que o esperado e as exportações perderam o dinamismo em relação a meses atrás, apesar do comércio mundial estar melhor. Por outro lado, a crise do crédito se agravou ainda mais".

"A Assembleia 2012 ocorre em um momento de grande preocupação para a evolução da economia e as perspectivas de emprego principalmente para os jovens e as mulheres", disse por sua vez o presidente italiano Giorgio Napolitano em mensagem para a reunião anual de R.E.T.E. Imprese Italia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios