Notícias

Corte de Cassação da Itália absolve ex-prefeito de Roma por corrupção

A Corte de Cassação da Itália, a máxima instância judicial do país, absolveu o ex-prefeito de Roma Gianni Alemanno, condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção.

Os juízes, porém, definiram que ele terá que responder a um novo processo sobre tráfico de influência na Corte de Apelação.

“Esse é o fim de um pesadelo que durou sete anos e que, objetivamente, poderia ter sido evitado. Primeiro me acusaram de ser mafioso e depois de ser corrupto. Agora, ficou um pequeno tráfico de influência, mas que será a Corte de Apelação a julgar. Essa sentença redimensiona esse caso: não há mais corrupção, não há mais a lama que foi jogada em mim”, disse Alemanno após a decisão.

O ex-prefeito de Roma entre os anos de 2008 e 2013 foi acusado no âmbito da investigação “Máfia Capital”, iniciada em 2014 e depois renomeada para “Mondo Mezzo”, e que afirmava que Alemanno teria recebido cerca de 223 mil euros em troca de nomeações na empresa pública que faz o gerenciamento de esgoto da capital italiana, a AMA.

O dinheiro teria sido dado por Salvatore Buzzi, um dos principais acusados do esquema irregular na Prefeitura de Roma e que foi condenado a 10 anos de prisão pelo crime.

Em fevereiro de 2019, Alemanno foi condenado a seis anos de prisão pelo crime, em pena que foi confirmada pela segunda instância em outubro do ano passado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios