Notícias

Crise climática ameaça paz no planeta, diz Draghi na COP26

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, afirmou que as mudanças climáticas podem ter “graves repercussões na paz e na segurança” do planeta.

O premiê foi um dos líderes a discursar na sessão de abertura da COP26, em Glasgow, após ter presidido a cúpula do G20 em Roma, no último fim de semana.

O grupo de 19 países mais a União Europeia concordou em limitar o aquecimento global neste século a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, mas sem deixar claro como essa meta será alcançada.

“As mudanças climáticas também têm graves repercussões na paz e na segurança globais”, declarou Draghi.

Segundo o primeiro-ministro, entre os possíveis efeitos da crise ambiental estão o exaurimento dos recursos naturais, o agravamento das tensões sociais, o surgimento de novos fluxos migratórios e o fortalecimento do terrorismo.

“As mudanças climáticas podem nos dividir”, salientou Draghi. Ainda de acordo com o premiê italiano, é preciso gastar o dinheiro disponível para a defesa do clima de modo “rápido e inteligente” e incluir os jovens no processo decisório.

“A COP26 deve ser o início de uma campanha permanente contra a mudança climática, e nossos jovens devem estar no centro desse processo”, ressaltou – a cidade italiana de Milão sediou no fim de setembro um evento preparatório juvenil para a cúpula da ONU, o Youth4Climate.

“As gerações futuras nos julgarão por aquilo que obtivemos ou que não conseguimos alcançar. Devemos envolvê-las, escutá-las e, sobretudo, aprender com elas”, disse Draghi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios