
O secretário de Saúde da região do Lazio, na Itália, Alessio D’Amato, confirmou que está sendo investigando um caso de transmissão comunitária da nova variante da Covid-19, a Ômicron, de um jovem que foi a uma festa em Roma.
“Recebi do Seresmi-Spallanzani [Serviço Regional de Supervisão e Controle de Doenças Infecciosas do Instituto Spallanzani] a notícia da individualização de uma variante Ômicron confirmada. Esse é um caso de particular interesse porque seria uma caso comunitário – e de acordo com a fase preliminar de investigação epidemiológica, não há contato com pessoas vindas de outros países”, disse D’Amato aos jornalistas.
Ainda conforme as informações disponibilizadas, trata-se de um jovem que está assintomático e em isolamento.
O rapaz tinha tomado duas doses da vacina da AstraZeneca/Oxford e, por isso, não tem um caso grave.
“Reconstruindo os contatos, chega-se a uma festa em Roma com, ao menos, quatro amigos que resultaram positivos após testes. Ele não viajou nos 14 dias anteriores do surgimento dos sintomas”, disse ainda.
O último boletim do Instituto Superior de Saúde (ISS) havia informado que a Itália tinha 84 casos confirmados da variante Ômicron. A maior parte das infecções havia sido contabilizada na Lombardia, com 33; já Lazio tinha oito confirmações.
A Itália enfrenta uma nova alta nas contaminações e também nas mortes e, por isso, diversas cidades já anunciaram restrições e cancelamentos das grandes festas de fim de ano.