Notícias

CRISE ECONÔMICA: França e Alemanha pedem rapidez nas reformas da Itália

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, consideraram que a aplicação "rápida e completa" das medidas anunciadas pela Espanha e Itália para endireitar suas finanças e melhorar sua competitividade é "essencial para restaurar a confiança dos mercados".

Em comunicado conjunto divulgado em ambas capitais, Sarkozy e Merkel apoiaram "as decisões tomadas na Itália e Espanha para acelerar a recuperação das finanças públicas e melhorar a competitividade". "Em particular, o objetivo das autoridades italianas de alcançar o equilíbrio orçamentário com um ano de antecipação é de uma importância fundamental", indicaram.

Os dois líderes reforçaram que "o início rápido e completo das medidas anunciadas é essencial para restaurar a confiança dos mercados". Sarkozy e Merkel defenderam também uma aplicação "rápida" dos acordos da cúpula europeia de 21 de julho sobre o segundo resgate grego e a ampliação do fundo europeu de resgate, e apostaram porque os trâmites parlamentares em seus dois países estejam superados antes do final de setembro.

Os dois lembraram que os chefes de Estado e Governo dos 27 acordaram melhorar a eficiência e a flexibilidade do fundo europeu de estabilidade financeira através de diversos instrumentos. "Alinhados com as decisões de 21 de julho, França e Alemanha confiam no fato de que a análise do Banco Central Europeu constituirá o fundamento apropriado para as intervenções no mercado secundário", indicaram. O trabalho do BCE "contribuirá para determinar o caso no qual exista um risco para a estabilidade financeira da zona do euro em seu conjunto", agregaram.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios