Notícias

Aumenta o índice de confiança dos consumidores italianos, de acordo com o Instituto de Estatísticas

Aumenta o índice de confiança dos consumidores: de acordo com o Istat (Instituto Italiano de Estatísticas), em fevereiro subiu de 91,8 para 94,2. O que cresceu foi o índice relativo do componente econômico geral (de 76,0 para 86,7), enquanto caiu um pouco o que se refere à situação pessoal dos entrevistados (de 97,9 para 97,5).

Além disso, aumentou o índice que mede as expectativas no curto prazo (de 78,8 para 86,2), mas diminuiu aquele sobre a situação atual (de 102,3 para 100,3).

De acordo com os dados divulgados pelo Istat, também melhoraram significativamente as expectativas sobre a evolução geral da economia italiana (o saldo passa de -66 para -46), enquanto diminuíram as expectativas de desemprego (de 96 para 82).

O saldo sobre a situação econômica da família também aumenta e passa dos -55 para -53, o mesmo acontecendo com as avaliações prospectivas sobre a poupança (de -94 para -79). No entanto, pioram os pareceres sobre a conveniência da compra de bens duráveis (de -88 para -100).

Em relação à evolução recente dos preços se propagam os julgamentos de forte crescimento (o saldo sobe de 69 para 76); já as expectativas sobre a evolução nos próximos 12 meses registram uma atenuação da dinâmica futura dos preços (o saldo diminui de 57 para 39).

A melhora na confiança ocorre em todas as regiões italianas, sendo particularmente acentuada no nordeste da península.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios