Notícias

Senado da Itália aprova decreto-lei que torna o Coliseu de Roma um “serviço púbico essencial”

Com 138 votos a favor e 67 contra, o Senado da Itália aprovou o decreto-lei que torna o Coliseu de Roma um "serviço público essencial", assim como escolas, hospitais e transportes públicos.

O partido de oposição Movimento 5 Estrelas (M5S) ainda tentou apresentar uma emenda para excluir do projeto os casos de greve econômica ou política, mas ela foi barrada. A iniciativa havia sido divulgada pelo governo do primeiro-ministro Matteo Renzi em setembro passado, após uma paralisação de funcionários fechar um dos monumentos mais famosos da Itália por mais de três horas.

O grupo protestava contra um atraso no pagamento de um bônus salarial, e a greve afetou também o Fórum Romano, o Palatino, as Termas de Diocleciano e Ostia Antiga. Isso acabou provocando filas enormes de turistas, em pleno verão europeu.

Além do Coliseu, o decreto-lei aprovado pelo Senado também transforma em serviços públicos essenciais os museus, sítios arqueológicos e monumentos do país. "É uma conquista da civilização, me agrada muito que o Parlamento a tenha aprovado com uma maioria tão grande", declarou o ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios