Notícias

CRISE ECONÔMICA: Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi diz que zona do euro sofre com estagnação

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que o país está na mesma situação de crise enfrentada por toda a zona do euro.

"A Itália não enfrenta um caso de crise na zona do euro, como se houvessem duas velocidades de viagem. Isso aconteceu no passado. Agora, a situação mudou. Toda a zona do euro vive uma fase de estagnação", disse Renzi, em um giro pelo sul da Itália, passando por Nápoles, Reggio Calabria e Termini Imerese.

"Fomos os únicos a entregar nossos dados econômicos com uma semana de antecipação. Passamos dias ouvindo que estamos em crise, mas agora descobrimos que estamos como os outros", acrescentou.

Na semana passada, a Itália anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) havia contraído 0,2% no trimestre de abril a junho, representando a terceira queda seguida e colocando o país em situação de recessão técnica. "Quando pedimos estímulos à economia, não é um favor para a Itália, mas sim, porque é a única solução para a Europa", criticou Renzi.

Europa.

A Alemanha informou que o PIB do país contraiu 0,2% em relação ao trimestre anterior. O resultado foi influenciado pela redução do comércio exterior e de investimentos. A França, por sua vez, registrou pelo segundo trimestre consecutivo índice zero de crescimento. Já Portugal superou as expectativas e anunciou um crescimento de 0,6% no PIB de abril a junho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios