Notícias

Crise imigratória é o “‘maior desafio” da União Europeia, diz presidente do Conselho Europeu

A crise imigratória é "o maior desafio" da União Europeia (UE) e pode destruir conquistas como a liberdade de circulação garantida pelo Tratado de Schengen, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Em discurso em plenária no Parlamento europeu, ele acrescentou que "o mais perigoso é que as mudanças no panorama político europeu não serão para o melhor".

Desta forma, ele insistiu na "extrema importância" de assegurar a união dos estados membros e das instituições europeias.

"Juntos podemos enfrentar esta crise, caso contrário, não quero pensar na alternativa".

Tusk ainda disse acreditar que a situação irá piorar com os bombardeios russos realizados na Síria contra as forças rebeldes, os opositores do regime de Bashar al-Assad, que afeta milhares de civis.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, por sua vez, disse que será possível flexibilizar as regulamentações do orçamento do bloco devido aos custos que a crise está trazendo.

Segundo ele, a UE enfrenta "uma situação excepcional". Juncker ainda explicou que a flexibilidade será analisada levando em conta cada país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios