Notícias

Primeiro-ministro italiano Enrico Letta diz que Expo 2015 “é uma grande ocasião para a Itália”

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, presidiu uma reunião com os responsáveis da organização da Exposição Universal de Milão de 2015, para analisar a organização e discutir sobre a melhor forma para que o país possa tirar o máximo proveito desse grande evento.

"Eu tenho certeza que esse será um evento de proporções nacionais que vai envolver todo o país", declarou Letta, explicando que "cada Ministério decidiu um plano com compromissos e prazos para cada departamento". O premier anunciou que plano-geral do Expo será apresentado em detalhes em setembro.

Em um encontro com o ministro do Interior, Angelino Alfano, o prefeito de Milão, Giuliano Pisapia, e o governador da Região Lombardia, Roberto Maroni e o diretor-executivo da Expo, Giuseppe Sala, o primeiro-ministro salientou que o semestre italiano de presidência da União Europeia (UE), entre julho e dezembro de 2014, terá uma forte conexão com a Exposição Universal. "Muitas cúpulas serão realizadas em Milão, como a da UE e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)".

Pisapia afirmou que o governo "está atento e pronto para intervir, já que entendeu como o Expo será um grande evento cultural e econômico que pode ser utilizado para impulsionar o crescimento do país". "Essa será a vitrine da Itália no mundo. Cerca de 90% da população mundial será representada, e por isso não é possível fazer nenhum erro. Tenho certeza que o compromisso de hoje permitirá de alcançar nossos objetivos", declarou Maroni, que se disse "impressionado" com a atitude do governo em relação ao Expo.

Letta também deixou claro que o Executivo garantirá que as construções dos locais do evento sejam realizadas respeitando a lei. A Exposição Universal de Milão de 2015 acontecerá entre os dias 1 de maio e 31 de outubro. Segundo os organizadores, o evento atrairá mais de 20 milhões de visitantes e será uma grande ocasião para a economia italiana. Estão sendo ultimados os preparativos para o local de 1,1 milhões de metros quadrados que hospedarão o Expo. O evento terá como tema "Alimentar o Planeta – Energia para a vida", tratando do combate a fome e a desnutrição em todo o mundo através do desenvolvimento sustentável, cooperação global e das novas tecnologias.

O Expo 2015 está próximo de atingir sua meta de 130 países participantes até o final do ano, depois que as ilhas Comores anunciaram a adesão, se tornando dessa forma o 129º país participante. O ex-vice-presidente americano e Prêmio Nobel da Paz Al Gore apoiou o evento, definindo o tema como "muito sólido" e salientando como foi projetado para ter "impacto ambiental zero".

A Itália foi sede de uma Exposição Universal em 1992, com um evento temático sobre Cristóvão Colombo realizado em Genova. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios