Notícias

CULTURA: Latino-americanos no Teatro “La Scala” de Milão

O La Scala de Milão, o teatro de ópera italiano de maior prestígio e um dos melhores da Europa, conta com diretores e cantores da América Latina que ocupam grande parte da programação dos próximos dois anos.

Além do argentino Daniel Barenboim (que viaja com passaporte israelense), que, do alto cargo de maestro principal da Orquestra Filarmônica do teatro domina toda a programação local, o mais ativo de todos os latino-americanos é o maestro venezuelano Gustavo Dudamel.

Em 21 de novembro de 2011, Dudamel dirigirá a orquestra Simón Bolívar de seu país com a sétima sinfonia de Gustav Mahler e fechará a temporada de 2012 com "Rigoletto" de Giuseppe Verdi (de 6 a 17 de novembro).

Dudamel também conduzirá no La Scala uma das três noites em homenagem aos 70 anos de Daniel Barenboim, interpretando juntos em 25 de outubro de 2012 os primeiros concertos para piano e orquestra de Johannes Brahms e Bela Bartok.

Seu colega e compatriota Diego Matheuz segue seus passos com um concerto em 22 de setembro de 2011, com música de Berlioz, Tchaicovsky, Ravel e Stravinsky.

O elenco de vozes conta com os tenores da Argentina, Marcelo Alvarez ("Tosca" de Giacomo Puccini, e "Átila"e "Luisa Miller" de Verdi); do Peru, Juan Diego Flórez ("La donna del lago" de Rossini); e do México, Ramón Vargas (protagonista de "Os Contos de Hoffmann" de Offenbach) e Rolando Villazón (recitais em 11 de novembro de 2012). (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios