Notícias

Câmara italiana aprova cláusula de barreira para partidos

Após intensas discussões, a Câmara dos Deputados da Itália deu mais um passo para definir a nova lei eleitoral do país. Com 315 votos a favor e 237 contrários, foi aprovada a emenda que cria cláusulas de barreira para o ingresso dos partidos no Parlamento.

De acordo com o projeto, as legendas que disputarem as eleições sozinhas terão que conquistar pelo menos 8% das cadeiras para serem representadas na Câmara. Já as siglas que concorrerem em aliança precisarão superar um limite de 4,5% cada uma. Além disso, cada coalizão terá que obter ao menos 12% dos postos.

Os deputados também aprovaram o chamado "prêmio de maioria" para o partido ou aliança que ficar primeiro em um eventual pleito, mas desde que alcance 37% das vagas. Se o ganhador superar esse número, irá faturar automaticamente mais 15% das cadeiras, garantindo assim uma maioria suficiente para governar. Caso ninguém supere esse patamar, será realizado um segundo turno entre as duas siglas mais bem colocadas para definir quem terá direito ao prêmio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios