Notícias

CRISE ECONÔMICA: Agência de classificação de risco “Moody’s” rebaixa nota de crédito da Itália

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de crédito da Itália, Portugal, Espanha, Malta, Eslováquia e Eslovênia e colocou sob perspectiva negativa os ratings da França, Reino Unido e Áustria – o que significa que podem sofrer rebaixamentos.

A medida, segundo a agência, reflete a suscetibilidade destes países “aos crescentes riscos financeiros e macroeconômicos decorrentes da crise na zona do euro”.

França, Reino Unido e Áustria detém, até o momento, a nota "Aaa", a mais alta e que indica risco mínimo.

A nota de crédito da Itália caiu de A2 para A3; a da Espanha baixou de A1 para A3 – queda de dois degraus; e a de Portugal passou de Ba2 para Ba3. O nota de Malta saiu de A2 para A3 e as da Eslováquia e da Eslovênia recuaram de A1 para A2.

O rating de todos os seis países que sofreram rebaixamento  também recebeu perspectiva negativa.

A Moody's disse que a possibilidade de enfraquecimento econômico na Europa "ameaça a implementação de programas nacionais de austeridade e as reformas estruturais que são necessárias para promover a competitividade".

A perspectiva dos nove países foi revisada para negativa "devido à contínua incerteza sobre as condições de financiamento ao longo dos próximos trimestres e seu impacto correspondente no crédito".

A decisão segue uma ação semelhante da Standard & Poor's no mês passado, quando França e Áustria perderam o seu status da nota máxima AAA, enquanto Itália, Espanha, Portugal, Chipre, Malta, Eslováquia e Eslovênia foram rebaixados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios