Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Design de Instagram e Facebook cria dependência e compulsão, diz União Europeia
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Design de Instagram e Facebook cria dependência e compulsão, diz União Europeia
Notícias

Design de Instagram e Facebook cria dependência e compulsão, diz União Europeia

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O poder Executivo da União Europeia acusou a Meta de violar a Lei de Serviços Digitais (DSA) do bloco ao projetar o Instagram e o Facebook com recursos que criam dependência, como rolagem infinita, reprodução automática, notificações push e sistemas de recomendação altamente personalizados.

Segundo relatório preliminar da Comissão Europeia, esses elementos favorecem o uso compulsivo das plataformas, representando riscos à saúde física e mental dos usuários, especialmente menores e pessoas vulneráveis.

https://www.provincia.biella.it/

A investigação, iniciada em maio de 2024, aponta que a Meta não avaliou adequadamente os riscos decorrentes do design das plataformas, subestimando o impacto de ferramentas que “alimentam o impulso do usuário a continuar rolando” os conteúdos e o colocam em uma espécie de “piloto automático”.

Bruxelas sustenta ainda que a empresa ignorou dados disponíveis sobre o tempo que menores passam nas plataformas durante a madrugada e os efeitos negativos de formatos como reels e stories, como ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

A vice-presidente da Comissão Europeia e comissária de Tecnologias Digitais, Henna Virkkunen, afirmou que “a proteção da saúde física e mental” dos usuários “deve ser uma prioridade para as plataformas de mídia social” e que a DSA fornece um “quadro regulatório claro” para responsabilizá-las “pelo design que cria dependência”.

Caso as conclusões sejam confirmadas, a Meta poderá ser multada em até 6% de seu faturamento global anual.

Para Bruxelas, as medidas adotadas pela multinacional em prol da proteção de menores ainda são insuficientes, pois as configurações podem ser facilmente contornadas e os controles parentais não são suficientemente eficazes. A Comissão Europeia também ressaltou que “quase metade das crianças europeias tem uma conta no Instagram aos 12 anos, idade inferior à prevista nos próprios termos da Meta”.

Nesse sentido, a Comissão Europeia pede modificações no design do Instagram e do Facebook, desativando as funções de rolagem infinita e reprodução automática, introduzindo pausas eficazes no tempo de utilização e tornando os sistemas de recomendação “menos orientados a maximizar o engajamento dos usuários”.

“Com a decisão, demonstramos que as plataformas online serão chamadas a responder pelas próprias responsabilidades, porque as Big Techs não podem lucrar às custas do bem-estar de nossos filhos”, afirmou um porta-voz da UE, destacando que o relatório é preliminar e que a Meta poderá exercer seu direito de defesa.

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

PIB da Itália avança 0,4% no 3º trimestre, de acordo com o Istat
Ministro italiano diz ter sido ameaçado de morte pela máfia
Indiano é preso por tatuar divindade hindu em italiana
Ex-prefeito de Roma é absolvido em processo de fraude
Itália prorroga estado de emergência até 31 de janeiro
TAGGED:Design de Instagram e Facebook cria dependência e compulsão
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Governo italiano promete fortalecer combate à criminalidade no sul do país

Fabio Botto
Fabio Botto
13 de julho de 2026
Vice-premiê condena ameaças a Meloni e reforça que Itália não está em guerra com Irã
União Europeia lança iniciativa de ajuda de US$ 1 bilhão para reconstrução de Gaza
Itália enfrenta nova onda de calor com temperaturas acima de 40ºC
Itália mobiliza médicos e hospital emergencial para vítimas de terremotos na Venezuela
Itália exigirá seguro obrigatório para patinetes elétricos a partir de 16 de julho
Itália pede consenso da União Europeia para sanções a produtos de assentamentos israelenses
Itália recorda acidente ferroviário que matou 23 pessoas há 10 anos
Tenista italiano Sinner derrota Zverev em jogo de quase 4 horas e é bicampeão em Wimbledon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?