Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Despesas nas famílias italianas caem 30% com as soluções da “nonna”, segundo estudo da Coldiretti
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Despesas nas famílias italianas caem 30% com as soluções da “nonna”, segundo estudo da Coldiretti
Notícias

Despesas nas famílias italianas caem 30% com as soluções da “nonna”, segundo estudo da Coldiretti

Fabio Botto
Compartilhar
Despesas nas famílias italianas caem 30% com as soluções da
Compartilhar

Despesas nas famílias italianas caem 30% com as soluções da Economizar com detergentes, sabonetes, alvejantes, mas também com produtos de beleza e para o bem-estar? Isso é possível, ajudando inclusive a reduzir em até 30% os custos de gestão da casa das famílias italianas. É o que afirma a Coldiretti, convidando a redescobrir os chamados "remédios da nonna", do leite estragado para limpar a prataria, ao vinagre branco para dissolver o calcário (a água na Itália vem de rochas calcárias, que entopem os canos), à água quente misturada ao limão para as vidraças brilharem. São todos métodos naturais e amigos do meio ambiente, relacionados aos produtos da terra e utilizados por nossos antepassados e as astutas mulheres que trabalhavam nos campos para otimizar o que tinham e sem desperdício de dinheiro.

https://www.provincia.biella.it/

Daqui a iniciativa lançada por empresárias da Coldiretti de oferecer nos agroturismos e fazendas aulas didáticas de economia doméstica de outrora, que teve sua primeira aula demonstrativa na sede da entidade de agricultores em Palazzo Rospigliosi.

Em detalhe, os detergentes ecológicos faça-você-mesmo ilustrados derivam inteiramente de plantas aromáticas e medicinais. Por exemplo, para obter um detergente multiuso poderoso basta colocar em infusão ramos de tomilho, louro, alecrim, sabugueiro e fitolaca (que entre outros usos funciona como tensoativo natural) em uma base de vinagre ou álcool por um período que varia de um a três meses. Já para ter um desengordurante eficaz, se coloca em infusão cascas de limão em álcool puro por pelo menos três meses, como se faz para obter o limoncello. Mas há também dicas valiosas para uma beleza natural, como a máscara contra os pontos negros à base de abóbora e nata, ou compressas para pele oleosa à base de suco de laranja e limão.

Da economia doméstica surgem excelentes dicas para a limpeza da casa, acrescenta a Coldiretti, como o uso do vinagre para limpar o vaso sanitário e as torneiras. O vinagre também limpa o ferro de passar, enquanto um pano embebido em água quente e suco de limão é ótimo para limpar os vidros das janelas.

Os conselhos contra o desperdício se estendem ao uso do leite estragado (coalhada) para limpar a prata ou o iogurte vencido para passar em peças de latão e devolver-lhes o brilho original.

À mesa também é possível tirar proveito dos 'remédios das vovós' para eliminar o desperdício, utilizando as sobras de comida para preparar almôndegas, omeletes, pizzas recheadas e saladas, entre outras delícias. Até porque um pouco de esforço com o desperdício de alimentos é muito bem-vindo, observou o presidente da Coldiretti Sergio Marini, em se considerando que "a Itália tem um prejuízo anual de cerca € 11 bilhões" com comida que vai parar no lixo e que poderia ser reaproveitada.

Você pode se interessar também por ...

Jornalista italiana foi interrogada por 10 horas seguidas no Irã
Policial disfarçado de Papai Noel prende suspeito na Itália
Champions League: Equilíbrio e rencontro marcam os grupos na primeira fase
Itália prende um dos fugitivos mais perigosos do país em festa
Banco Central Europeu mantém taxas e afirma que economia da Europa é “sólida”
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Promotores italianos descartam acusação de terrorismo no ataque em Modena

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de maio de 2026
Governo italiano anuncia medidas preventivas devido ao surto de Ebola na África
Ministério Públio de Roma investiga tragédia com italianos nas Maldivas como homicídio culposo
Queda do Império Romano trouxe diversidade genética à Europa, diz estudo
Setor de transportes na Itália faz greve em apoio à Flotilha de Gaza
Corpos de dois mergulhadores italianos mortos nas Maldivas são recuperados
Vaticano diz trabalhar com União Europeia para promover paz e dignidade humana
Itália busca acordos para enfrentar “desafios comuns” no G7 em Paris
Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?