Notícias

DIA DE LUTO NACIONAL: Itália realiza enterro de mortos do grave terremoto. Cifra chega a 291

No dia de luto nacional, foi realizada a primeira cerimônia solene para o enterro de 35 vítimas fatais do forte terremoto registrado na região central da Itália.   

A cerimônia foi realizada em Ascoli Piceno e reuniu, além dos parentes das vítimas da província de Marcas, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, o primeiro-ministro Matteo Renzi e sua esposa, Agnese, o presidente do Senado, Pietro Grasso, da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e o vice-presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli.   

Também estiveram presentes o prefeito de Arquata del Tronto (uma das cidades mais devastadas pelo sisma), Leandro Petrucci, e da cidade de Áquila – que sofreu com um terremoto que matou 309 pessoas em 2009, Massimo Cialente.   

Durante a homilia, o bispo Giovanni D'Ercole, pediu para que os sobreviventes "não tenham medo de gritar seu sofrimento" mas que "não percam a coragem" para caminhar à frente. "Juntos reconstruiremos as nossas casas e igrejas. Juntos voltaremos a dar vida às nossas comunidades, a partir de nossas tradições e dos escombros da morte. Juntos", disse o emocionado religioso.   

Após a cerimônia religiosa, Mattarella cumprimentou os parentes dos mortos. Já Renzi, que também cumprimentou os sobreviventes, ouviu pedidos de ajudas deles e prometeu ajudá-los nesse momento difícil. "Não os deixaremos sozinhos", ainda afirmou o premier.   

– Número de mortos sobe para 290: Na manhã deste sábado, a Defesa Civil atualizou o balanço de vítimas fatais e de feridos. O número de mortos subiu para 291, sendo que 224 falecidos estavam em Amatrice, 11 em Accumli e 49 em Arquata del Tronto.   

Os dados oficiais ainda apontam para 1.332 réplicas desde que o tremor abalou a região de Lazio e de Marcas. A Defesa Civil ainda informou que serão construídas três pontes de emergência para ajudar nas buscas e no envio de ajuda à Amatrice.   

A cidade, no momento, conta com apenas uma ponte de ligação para outras cidades, já que os caminhos até ela foram danificados pelas réplicas do terremoto.(Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios