Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Dilma Rousseff diz à Itália que STF vai se manifestar sobre o italiano Cesare Battisti
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Dilma Rousseff diz à Itália que STF vai se manifestar sobre o italiano Cesare Battisti
Notícias

Dilma Rousseff diz à Itália que STF vai se manifestar sobre o italiano Cesare Battisti

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Em carta enviada nesta semana ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai se manifestar sobre a decisão de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, de não extraditar o ativista Cesare Battisti.

No texto, segundo fontes da Presidência da República, a presidente lamentou a divergência entre os dois países em relação ao caso, mas disse que as manifestações "injustas" sobre o Brasil não correspondem à percepção do presidente italiano sobre o tema.

A carta ressalta ainda que a posição de Lula foi baseada em um detalhado parecer da Advocacia Geral da União (AGU) e não envolve qualquer juízo de valor sobre a Justiça italiana ou o Estado de Direito daquele país.

O presidente da Itália havia enviado uma carta à Dilma, pedindo que o Brasil extraditasse Battisti. "Talvez não tenha sido plenamente compreendida a necessidade de justiça do meu país e dos familiares das vítimas dos brutais e injustificáveis ataques armados, assim como dos feridos e sobreviventes", escreveu o chefe de Estado, de acordo com o jornal La Repubblica. Napolitano afirmou que a não extradição era um motivo de desilusão para seu país.

Battisti foi condenado pela Justiça italiana à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos no final da década de 70. Ele nega as acusações. Depois de preso, Battisti fugiu e se refugiou na América Latina e na França, onde viveu exilado por mais de 10 anos, sob proteção de uma decisão do governo de François Miterrand. Quando o benefício foi cassado pelo então presidente Jacques Chirac, que determinou a extradição de Battisti à Itália, o ex-ativista fugiu para o Brasil em 2004, onde está preso desde 2007.

O ex-militante italiano recebeu refúgio político em 2009, em decisão do então ministro da Justiça, Tarso Genro. No mesmo ano, o caso de Battisti foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último dia de seu mandato, em 2010, Lula decidiu manter o italiano no Brasil, acatando um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).

Você pode se interessar também por ...

Eurodeputados candidatam o Papa Francisco para o Prêmio Sakharov
Câmara da Itália aprova “lei do esquecimento oncológico”
Italiano Luca de Meo deixa liderança do Grupo Renault após cinco anos
Presidente interino Michel Temer expressa solidariedade por terremoto na Itália
Greve nacional dos ferroviários causa transtornos na Itália
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes

Fabio Botto
Fabio Botto
18 de maio de 2026
Nova flotilha com italianos é interceptada por Israel
Corpos de italianos desaparecidos são encontrados em caverna nas Maldivas
Defesa de autor de atropelamento na Itália pedirá perícia psiquiátrica
Embaixador do Brasil na Itália vê acordo União Europeia-Mercosul como complexo, mas com oportunidades
Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?