
O Museu Nacional da Emigração Italiana (MEI), em Gênova, anunciou o lançamento de um documentário que exalta a chegada de imigrantes da Ligúria no Chile, destacando o seu legado no esporte.
Intitulado “Um Anjo em Valparaíso – a jornada da Ligúria ao Chile entre santos, atletas e emigrantes”, o vídeo integra o projeto “Civico delle radici” e foi feito em parceria com a Sonio Liguria ETS, a Italea Liguria e o Clube Italiano de Esportes do museu, com narração de Diego Flores e roteiro de Maria Grazia Lancellotti.
A obra resgata a história de Angelo Parpaglione, uma das lendas da era de ouro da bocha chilena, que com outros imigrantes construiu uma comunidade em Valparaiso através do esporte.
“Uma nova etapa em nossa jornada nacional que destaca de forma inovadora as histórias mais fascinantes de nossa emigração. O Chile representa para a Ligúria e além, um importante ponto de chegada para muitos de nossos compatriotas”, disse Paolo Masini, presidente do MEI.
Já Andrea Pedemonte, representante da Itale Liguria, frisou que o projeto é “de grande valor, também em termos de promoção da região, que faz parte de uma iniciativa turística focada em histórias de esporte e emigração que estamos desenvolvendo”.
Por sua vez, Ennio Gnecco, criador do Arquivo Fotográfico Sportiva Italiana, comentou sobre a importância de Parpaglione para o esporte.
“Embora nunca tenhamos conhecido Angelo pessoalmente, quando crianças, todos nós ficamos fascinados por sua fama como um grande campeão de bocha”, disse, acrescentando: “Estou muito feliz que esta história esteja sendo conhecida e também reconhecida pelo MEI como algo que fala tanto sobre esporte quanto sobre a emigração da Ligúria”.
O documentário está disponível em italiano e espanhol no canal MEI no YouTube.



