Notícias

Economia da Itália cai 8,8% em 2020

O produto interno bruto (PIB) da Itália caiu 8,8% em 2020, segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).

Essa é a maior contração já registrada no país na série histórica iniciada em 1960, de acordo com o Banco Mundial, porém o resultado foi um pouco melhor que a expectativa do governo, que em sua última previsão havia projetado queda de 9%.

Após um avanço de 16% no terceiro trimestre, a economia italiana voltou a sofrer no fim do ano com os efeitos das medidas restritivas contra a pandemia do novo coronavírus.

A partir do início de novembro, o governo foi forçado a adotar regras mais rígidas, incluindo lockdown em algumas regiões, para conter a chamada “segunda onda” da crise sanitária.

Considerando apenas o quarto trimestre de 2020, a contração do PIB foi de 2% em relação aos três meses anteriores e de 6,6% na comparação com o mesmo período de 2019. Segundo o Istat, houve redução em todos os principais setores produtivos: agricultura, silvicultura e pesca, indústria e serviços

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios