
O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália cresceu 0,7% em 2025 em comparação com o ano anterior, segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).
A estimativa também aponta que o PIB cresceu 0,3% no quarto trimestre de 2025 em relação aos três meses anteriores e 0,8% em comparação ao mesmo trimestre de 2024.
O resultado preliminar superou a previsão do governo, que estimava crescimento de 0,5% no Documento de Planejamento Econômico e Financeiro apresentado em outubro passado.
Segundo o Istat, o quarto trimestre teve dois dias úteis a menos do que o trimestre anterior e o mesmo número de dias úteis em comparação com o mesmo período de 2024.
A variação trimestral refletiu aumento do valor adicionado em todos os principais setores da economia, com destaque para agricultura, silvicultura e pesca, além da indústria.
Pelo lado da demanda, o instituto aponta uma contribuição positiva do componente interno, enquanto o setor externo líquido teve impacto negativo sobre o resultado.
Com base nestes dados, o Istat projeta um crescimento do PIB de 0,7% em 2025, embora os resultados definitivos das contas nacionais anuais de 2025 só serão divulgados em 2 de março, enquanto os resultados trimestrais serão apresentados dois dias depois.
O desempenho da economia italiana ocorre em um contexto de recuperação mais ampla na região. De acordo com estimativa preliminar do Eurostat, o PIB da Zona do Euro cresceu 1,5% em 2025, acima das expectativas, após altas de 0,4% em 2023 e 0,9% em 2024. No quarto trimestre, a economia do bloco avançou 0,3% em relação ao trimestre anterior.



