Notícias

ECONOMIA UNIÃO EUROPÉIA: PIB na zona do euro cresce 0,4% e bloco sai da recessão

O PIB na zona do euro registrou crescimento de 0,4% no terceiro trimestre frente ao segundo, é o que mostra os dados iniciais divulgados hoje pela agência europeia de estatísticas, Eurosat. Com a alta, os países do bloco saíram da recessão.

No geral, a União Europeia teve um crescimento de 0,2% na mesma comparação. No segundo trimestre de 2008 o PIB da zona do euro retraiu 4,1% e a UE 4,3%. Entre abril e junho deste ano a região apresentou queda de 4,8% e 4,9% respectivamente.

 

A reação econômica da zona do euro se deve ao crescimento expressivo de Alemanha e França, que apresentaram o segundo trimestre seguido de alta no PIB. Os alemães registraram 0,7% de aumento do produto sobre o trimestre anterior. Já na França este número chegou a 0,3% sobre o mesmo comparativo.

Mas entre os países da União Europeia as maiores altas do PIB foram registradas na Lituânia (6,0%) e na Eslováquia (1,6%). Já na Estônia (-2,8), Grécia (-0,3%), Espanha (-0,3%), Chipre (-1,4%), Hungria (-1,8), Romênia (-0,7%) e Reino Unido (-0,4%) houve retração.

A zona do euro é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. Além destas nações, a União Europeia é formada por Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios