Notícias

Economista Nouriel Roubini aponta Grécia, Portugal, Itália e Espanha com riscos econômicos graves

No mercado os analistas andam inquietos com os riscos que vêm de alguns países europeus. Um deles, o pior, a Grécia. A Comunidade Européia endossou o plano de estabilização da Grécia que significa cortar de 12,7% do PIB o déficit fiscal em 2009 para 3% em 2012.

 

Mas há precupação também com Portugal, Espanha e Itália. São todos países com várias consequências da crise econômica de 2008. A Itália que está o melhor deles está com um déficit fiscal de 5% do PIB, no calculo do blog do economista Nouriel Roubini. Não seria tão diferente de outros paises, mas ela tem histórico de dívida muito alta.

 

Espanha está, como já contamos aqui, com problemas como o desemprego. Hoje é o país mais afetado pelo desemprego entre os países europeus. Tem perdido receita de turismo, sua grande fonte de renda. e também tem desequilíbrios fiscais. Grécia está com um déficirt que pode chegar a 8% do PIB.

 

Passado o primeiro alívio com o fim do pior da crise os bancos voltam a olhar com mais cuidado a sustentabilidade fiscal e externa dos países da Zona do Euro. São sequela e ecos da crise que podem ainda trazer alguma turbulência.

 

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/02/03/grecia-portugal-italia-espanha-algumas-sombras-263359.asp

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios