Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Eleição regional na Sicilia e declaração de Silvio Berlusconi agitam cenário político na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Eleição regional na Sicilia e declaração de Silvio Berlusconi agitam cenário político na Itália
Notícias

Eleição regional na Sicilia e declaração de Silvio Berlusconi agitam cenário político na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O dividido partido do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi sofreu um novo revés quando os eleitores deram as costas à centro-direita em seu ex-reduto siciliano, enquanto o independente Movimento 5 Estrelas ganhava terreno a meses da eleição nacional.

A eleição do governo regional na Sicília é um importante teste para o pleito nacional de abril, mas o panorama está confuso após uma forte crítica de Berlusconi contra a gestão do primeiro-ministro, Mario Monti.

https://www.provincia.biella.it/

Os votos ainda eram contabilizados após a eleição de domingo. O candidato de centro-esquerda Renato Crocetta se firmou para tornar-se o próximo governador, enquanto houve um forte avanço do novo Movimento 5 Estrelas (M5E), do comediante Beppe Grillo.

O comparecimento às urnas foi baixo, de cerca de 47 por cento, o que destacou a profunda desilução entre os eleitores pelas opções oferecidas pela região insular, que tem sido sinônimo de desperdício e administração corrupta, além de ter estado à beira da falência no início deste ano.

O M5E, fundado há quatro anos, conquistou espaço após seu sucesso nas eleições locais de maio e reforçou sua posição como principal instrumento para canalizar a ira dos cidadãos diante de uma dolorosa recessão.

Crocetta tinha 30 por cento dos votos para governador regional, à frente do candidato de centro-direita Nello Musumeci, com 25 por cento. Giancarlo Cancelleri, do M5E, tinha 19 por cento, enquanto Gianfranco Micciche, um conservador que se separou do partido de Berlusconi, recebeu 15 por cento dos votos.

Uma profunda recessão, reiteradas elevações de impostos, cortes fiscais e uma onda de escândalos políticos criaram um profundo descontentamento entre os eleitores, que se distanciaram dos partidos tradicionais e contribuíram à espetacular ascensão de Grillo.

CONFUSÃO AUMENTA

A ameaça feita no sábado por Berlusconi de retirar seu apoio a Monti complica ainda mais o cenário político.

https://www.provincia.biella.it/

O bilionário ex-premiê, condenado na semana passada por fraude tributária, atacou as políticas de austeridade fiscal do governo Monti, anunciando que seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), pode buscar a destituição do gabinete tecnocrata.

A ameaça, dias depois de Berlusconi anunciar que não vai concorrer novamente ao cargo de primeiro-ministro, ilustra a confusão política na Itália. O próprio PDL está enfraquecido e dividido entre uma facção leal a Berlusconi e um grupo que mantém o apoio a Monti.

Berlusconi foi forçado a renunciar ao governo há quase um ano, no auge de uma crise financeira que ameaçava empurrar a Itália para uma caótica moratória.

Os mercados estão reagindo com nervosismo à incerteza política na Itália, terceira maior economia da zona do euro. Os juros pagos nos títulos públicos do tipo BTP, com vencimento em 10 anos, estão em quase 5 por cento, 354 pontos-base acima dos títulos alemães que balizam o mercado.

Graças a uma promessa de intervenção do Banco Central Europeu contra a crise, o “spread” havia caído a 313 pontos-base.

Você pode se interessar também por ...

Itália tem superávit comercial com países de fora da União Europeia
União Europeia vai financiar 32 projetos científicos italianos
Esportes: Juventus quer contratar jogador do Lanús da Argentina
Giorgia Meloni se solidariza com Índia após desastre aéreo
Marinheiros italianos foram presos injustamente na Índia
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada

Fabio Botto
Fabio Botto
4 de julho de 2026
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?