Notícias

ELEIÇÕES REGIONAIS: Itália vai às urnas e põe à prova popularidade de Silvio Berlusconi

Os italianos estão indo às urnas para eleições regionais que estão sendo vistas como o maior teste da popularidade do primeiro-ministro Silvio Berlusconi desde que ele voltou ao poder, dois anos atrás.

Treze das 20 regiões da Itália estão escolhendo novos líderes, e a votação será realizada até segunda-feira.

Berlusconi tem estado no centro de várias polêmicas políticas e pessoais, que podem, segundo analistas, afetarem as chances de seu partido, o Povo da Liberdade (PDL).

O PDL controla apenas duas regiões italianas.

Analistas dizem que um resultado ruim para Berlusconi pode dar à Liga Norte mais controle sobre ele. Os dois partidos de centro-direita foram parte da mesma coalizão governista.

Outros especialistas acreditam ainda que o premiê pode até ter de enfrentar um desafio à sua liderança, caso o PDL não conquiste postos em mais regiões italianas.

Apesar de as principais preocupações do eleitorado serem o desemprego e a situação da economia, a campanha eleitoral foi dominada por acusações de que Berlusconi teria tentado proibir programas de entrevistas de cunho político na televisão, o que ele nega.

As expectativas são de que o comparecimento na votação não seja grande, mas os resultados serão estudados pelos opositores e pelos aliados de Berlusconi da mesma maneira, para ver qual rumo a Itália vai tomar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios