Notícias

Em visita a Santiago, no Chile, premier italiano, Matteo Renzi, cita Gabo para defender “sonhos”

Após citar o poeta chileno Pablo Neruda durante sua visita a Santiago, o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, usou uma frase do escritor colombiano Gabriel García Márquez para se dirigir a uma plateia de empreendedores no Fórum de Negócios de Bogotá.

 

O premier está na Colômbia para a terceira etapa de sua viagem à América Latina, que já teve passagens por Chile e Peru e será encerrada com uma ida a Havana, capital de Cuba. "Gabo dizia que as pessoas não deixam de seguir seus sonhos porque envelhecem, mas, pelo contrário, se tornam velhas quando deixam de seguir seus sonhos", afirmou o chefe de governo.

 

Em seu discurso, Renzi defendeu que todos continuem atrás de suas metas e que quem não o faz "perde a si mesmo". "É jovem quem persegue os sonhos, e a Itália é um país de jovens, agora devemos concretizar os nossos sonhos", acrescentou o primeiro-ministro, que comanda uma economia que começa a dar sinais de recuperação após anos de crise.

 

Durante o fórum, o italiano também elogiou o presidente Juan Manuel Santos por ter alcançado um acordo que abre caminho para a paz definitiva com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Estou feliz em poder ser recebido pelo presidente Santos, a quem vai meu agradecimento pela construção de um lugar que não permita esquecer o passado, mas permita construir o futuro", disse.

 

Renzi viaja pela América Latina acompanhado de uma delegação com 90 executivos, incluindo líderes das estatais ENI (petróleo e gás) e Enel (energia) e do conglomerado industrial Finmeccanica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios