Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Entenda os plebiscitos por autonomia no Vêneto e na Lombardia
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Entenda os plebiscitos por autonomia no Vêneto e na Lombardia
Notícias

Entenda os plebiscitos por autonomia no Vêneto e na Lombardia

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Em meio à crise política e institucional na Espanha por causa do plebiscito separatista na Catalunha, duas das regiões mais ricas da Itália, o Vêneto e a Lombardia, ambas no norte, irão às urnas no próximo domingo (22) para uma consulta popular sobre autonomia.   

A votação foi marcada em abril deste ano e, apesar da coincidência temporal, guarda mais diferenças do que semelhanças com o plebiscito catalão, a começar pelo fato de ser organizada dentro das normas constitucionais italianas.   

https://www.provincia.biella.it/

O que está em jogo? – Os moradores da Lombardia e do Vêneto dirão se querem ou não ter mais autonomia fiscal em relação ao governo da Itália, seguindo um procedimento previsto na Constituição que autoriza as regiões do país a pedirem mais poder sobre seus impostos, desde que estejam com as contas em ordem.   

Como são plebiscitos, e não referendos, o resultado não é vinculativo. Ou seja, expressa apenas uma vontade da população, que terá de ser negociada entre todas as instâncias interessadas, podendo ser acolhida ou não. No entanto, se a ampla maioria dos vênetos e lombardos votar pelo “sim”, as duas regiões terão mais força na hora das tratativas.   

Quem convocou o plebiscito? – O desejo de maior autonomia é um pleito antigo do partido de extrema direita Liga Norte, que governa tanto a Lombardia, com Roberto Maroni, quanto o Vêneto, com Luca Zaia. Ambos foram os responsáveis por idealizar a votação, que, no entanto, também conta com o apoio do prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que pertence ao mesmo partido do primeiro-ministro Paolo Gentiloni, de centro-esquerda.   

De forma geral, praticamente todos os grupos políticos são favoráveis ao plebiscito, uma vez que ele não tem nenhuma intenção separatista. Morador de Milão, o ex-premier Silvio Berlusconi, de centro-direita, declarou nesta quarta-feira (18) que todas as regiões devem fazer sua própria consulta popular para, assim, diminuir as competências do governo nacional.   

Quem votará? – Podem participar do plebiscito todos os cidadãos italianos residentes no Vêneto e na Lombardia, e as urnas ficarão abertas entre 7h e 23h (horário local). Na primeira região, o voto será no papel, enquanto na segunda o sufrágio será eletrônico. As duas votações serão independentes, ou seja, pode ser que os vênetos queiram mais autonomia, e os lombardos, não.   

Quais as diferenças entre as duas regiões? – No Vêneto, o resultado só será validado se a participação for superior a 50% do eleitorado. Já na Lombardia, não há quorum mínimo. Em todo caso, uma baixa participação popular significará uma derrota política para Zaia e Maroni.   

Itália x Espanha – O plebiscito separatista da Catalunha foi realizado à revelia do governo da Espanha e não é reconhecido por nenhum órgão político ou judiciário em Madri, o que é uma das causas da crise no país. Além disso, a questão colocada na consulta popular falava claramente em independência.   

https://www.provincia.biella.it/

No caso da Itália, a votação acontece com a anuência do governo central e não coloca em jogo a integralidade de seu território.   

Na Lombardia, por exemplo, a pergunta que será posta aos eleitores faz menção explícita à manutenção da “unidade nacional”. O desejo dos dois governos é ter mais autonomia sobre seus impostos, já que essas regiões estão entre as mais ricas e desenvolvidas da península.

Você pode se interessar também por ...

Cocô de artista italiano é leiloado por 275 mil euros
Governo italiano rebate Hamas e diz trabalhar pela paz
Religioso do Vaticano agia como banqueiro privado, diz documento
Sangue de San Gennaro voltou a se liquefazer
Senador italiano chama casamento homossexual de “abominação”
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Recém-nascido morre de hipotermia após desembarque na ilha de Lampedusa, sul da Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
16 de maio de 2026
Mergulhador morre durante buscas por italianos desaparecidos nas Maldivas
Papa Leão XIV viajará à França e visitará sede da Unesco em setembro
Andrea Illy é homenageado por fortalecer relações entre Brasil e Itália
Inflação volta a acelerar na Itália puxada por preços de energia e alimentos
Itália e União Europeia querem garantir liberdade de navegação no Estreito de Ormuz após trégua
Ministério Público de Roma investiga morte de italianos nas Maldivas
Itália assina documento estratégico e fará investimento recorde no setor espacial
Número de Bandeiras Azuis cresce na Itália e chega a 257 municípios
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?