Notícias

Presidente italiano Giorgio Napolitano nega que Itália passará por crise política

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, tem descartado a possibilidade do governo passar por uma crise política devido às recentes ameaças e indiretas do ex-premier Silvio Berlusconi, informaram fontes locais. Condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal no processo que ficou conhecido como "Mediast", Berlusconi tem insinuado que poderia retirar o apoio do seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), à gestão do atual premier, Enrico Letta.

Segundo Berlusconi, a retirada do apoio do PDL aconteceria caso o Senado italiano cassasse seu mandato como senador, punição que receberia pela condenação no processo Mediaset. A perda de direitos políticos do ex-premier está sendo analisada atualmente por uma comissão especial de senadores. Segundo fontes próximas a Napolitano, o presidente nega que a Itália esteja enfrentando uma crise política e alerta que, se isso ocorresse, causaria danos ao país. O presidente também diz confiar nas antigas promessas de Berlusconi de apoiar o governo Letta.

A informação sobre o posicionamento de Napolitano foi divulgada horas depois do líder do PDL no Senado, Renato Schifani, declarar que seria melhor convocar novas eleições se Berlusconi perdesse seu mandato, dando a entender que o governo cairia, pois "o PDL estaria pronto para ir para a oposição". Segundo Schifani, a convivência política "se torna impossível quando um aliado vota contra um aliado".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios