Notícias

Condições meteorológicas devem estar propícias para início da rotação do navio Costa Concordia

As condições meteorológicas da próxima segunda-feira, dia 16, devem estar propícias para o início da operação de rotação do navio Costa Concordia, que tem como fim sua remoção.

O meteorologista Daniele Izzo, do Centro Epson Meteo (Meteo.it), explicou que no começo da próxima semana serão registrados ventos fracos e mar pouco agitado.

"Se não houver atrasos ou imprevistos técnicos, certamente será possível prosseguir com a remoção", disse.

Com a rotação, o navio, que naufragou na ilha italiana de Giglio em janeiro de 2012, será colocado na posição correta de flutuação para poder ser rebocado.

Os hidrocarbonetos e os "líquidos perigosos" que estavam alojados no casco do Costa Concordia foram todos removidos, disse o ministro do Ambiente da Itália, Andrea Orlando.

Ele, no entanto, afirmou que é difícil prever o que acontecerá durante a operação, que custará pelos menos 600 milhões de euros (cerca de R$ 1,8 bilhão).

É a primeira vez que é realizada uma empreitada do tipo, chamada de parbuckling, que consiste em rotacionar o navio até deixá-lo em posição vertical.

O naufrágio, ocorrido em 13 de janeiro de 2012, ocorreu após uma colisão com rochas, deixando 32 vítimas, sendo que duas continuam desaparecidas. O barco permanece inclinado em um ângulo de aproximadamente 80º.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios