
A reinstalação da tradicional pista de patinação natalina de Pesaro, na região italiana Marche, gerou polêmica após a estátua em tamanho real do tenor Luciano Pavarotti (1935-2007), inaugurada em abril, ter ficado “presa” ao espaço de gelo.
A estrutura foi montada na Piazzale Lazzarini, a poucos passos do Teatro Rossini, e não na Piazza del Popolo, junto à fonte, como ocorreu em 2023.
A decisão da prefeitura, liderada pelo prefeito Andrea Biancani, buscava valorizar uma área do centro histórico bastante frequentada por comerciantes.
No entanto, a escolha acabou provocando críticas de moradores e da família do maestro.
Nicoletta Mantovani, viúva de Pavarotti, declarou ao jornal Il Resto del Carlino estar “decepcionada, irritada e triste”, classificando a iniciativa como “uma afronta” ao legado do artista.
“Eu não sabia disso. É uma afronta a Luciano, uma coisa terrível”, disse ela, lamentando que a cidade permitiu algo que “afeta a imagem” do tenor e “o respeito que ele merece”.
Para Mantovani, “se realmente queriam construir a pista ali, poderiam ter mudado a estátua de lugar ou escolhido outro local”. “Começamos com uma homenagem e acabamos zombando dele”, completou.
Diante da repercussão, o prefeito de Pesaro pediu desculpas à família de Pavarotti, admitindo que a situação foi um erro, mas assegurando que não houve intenção de desrespeito.
“Peço desculpas à família do maestro . Não houve nenhuma intenção de desrespeitar ninguém, incluindo Pavarotti. Quero dizer à Sra. Nicoletta Mantovani que lamento profundamente se ela e toda a sua família se sentiram desrespeitados de alguma forma. Essa não era a nossa intenção”, afirmou Biancani.
Segundo ele, “a vida de Luciano Pavarotti representa uma grande honra e um vínculo precioso com a cidade, que queremos continuar a valorizar”.
Biancani explicou ainda que a escolha da Piazzale Lazzarini buscava promover o espaço, que a administração pretende utilizar para eventos e iniciativas culturais.
Durante a montagem, inclusive, foram necessárias medidas de segurança que acabaram envolvendo a estátua no espaço da pista.
“Mudar a pista agora não é tecnicamente possível, e faremos ajustes para que situações assim não se repitam no futuro”, afirmou ele, assumindo total responsabilidade pelo caso.



