Notícias

Estudo sugere que o pintor italiano Leonardo Da Vinci pintou uma “Mona Lisa russa”

Após um cientista francês afirmar que há um retrato sob a imagem da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, exposta no museu do Louvre, um outro estudo sugere que o pintor tenha feito mais uma "Gioconda" que está guardada na Rússia.

 

Segundo o coordenador da pesquisa, Silvano Vinceti, o quadro "Mona Lisa e as Colunas" está guardado em uma coleção privada em São Petersburgo, na Rússia. "Há múltiplos indicadores que levam a obra ao gênio da pintura toscana, mas ainda é uma hipótese", destacou.

 

Vinceti explica que testes com raios infravermelhos e raios-X sobre as tintas coloridas utilizadas no quadro evidenciaram, explica o especialista, "a plena compatibilidade desta pintura com o período no qual Leonardo fazia seus obras primas".

 

Para a análise também foram utilizadas técnicas "avançadas de Photoshop", em que o quadro russo foi comparado com outras obras criadas por Da Vinci. "Neste caso, utilizamos o ensaio preparatório que Carlo Pedretti, o maior estudioso de Leonardo, que acredita que esse quadro seja, provavelmente dele", ressalta o coordenador.

 

Na comparação, eles afirmam que há uma perfeita sobreposição entre a imagem russa e aquela que está no Louvre e que as colunas também ficam em uma posição perfeita para acompanhar a imagem original. Ainda de acordo com as descobertas do grupo, há uma coincidência entre o lábio superior do quadro de São Petersburgo e o que está em Paris.

 

"Todos os elementos que apareceram após essa longa e fascinante aventura investigativa foram colocados à disposição de todos. Pessoalmente, observo que a possibilidade de que possa haver a mão de Leonardo e de um de seus pupilos é uma hipótese que tem dignidade", ressaltou o italiano.

 

Porém, ele concluiu dizendo que "como pesquisador, não tenho verdade absolutas e sei que tudo é relativo. Estou pronto a mudar de ideia se aparecerem elementos diferentes e que tenham fundamentos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios