Notícias

EUROPA: Partido de extrema-direita vence eleições na Suíça

O partido de extrema-direita nacionalista União Democrática de Centro (UDC/SVP) venceu as eleições na Suíça e que elegeram membros para o Parlamento que, em dezembro, terá como responsabilidade formar o Executivo. O pleito confirmou o risco apontado por analistas de a Suíça deixar o centrismo que caracterizou sua política nas últimas décadas e partir para uma direita ultraconservadora.

Com uma campanha contrária à União Europeia e às políticas de imigração, a UDC venceu as eleições com 29,4% dos votos, conquistando 11 novas cadeiras e totalizando 65 membros, um número sem precedentes para a legenda no Conselho Nacional (Câmara dos Deputados), que é composta por 200 membros. "UDC mais forte que nunca", "Virada à direita" e "Um retorno à normalidade" foram algumas das principais manchetes da imprensa local nesta segunda-feira (19). O Partido Liberal Radical (PLR), por sua vez, obteve 16,3% dos votos e conquistou 33 cadeiras. Já o Partido Popular Democrático (PDC, de centro) teve 11,6% dos votos e ficou com 27 parlamentares.

Com a vitória do UDC, a Suíça deve ter, até fevereiro de 2017, uma lei para colocar em prática o que foi decidido no ano passado em um referendo convocado pelo partido: limitar a entrada de imigrantes. A legislação deve instituir cotas para trabalhadores estrangeiros e favorecer cidadãos suíços frente à concessão de empregos no país. As medidas, no entanto, já são alvos de críticas de que violam os acordos com a União Europeia de livre circulação de trabalhadores.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios